terça-feira, 15 de dezembro de 2015

#BÍBLIA .parte 1

.::: Quer saber mais sobre nossa Palavra, o livro mais popular do mundo? :::.

Então vamos ver aqui nesse post.

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro"). É o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos. É considerada pela Igreja como divinamente inspirada.


Quanto à escritura, a Bíblia está organizada de acordo com a categoria dos livros. Apesar da diversidade da história e da mentalidade dos escritores, o ensino é único. Deus usou a personalidade dos escritores e seus escritos, ainda que divinamente inspirados, demonstram o estilo e a personalidade própria de cada um. Este fato é inspirador e motivador para cada um de nós.

.::: O AUTOR DA BÍBLIA :::.

O caráter da Bíblia é espiritual e sua natureza é divina, estudá-la é seu objetivo. Para sermos introduzidos ao estudo da Bíblia, é necessário conhecermos, além dos aspectos doutrinários, os aspectos relativos à Bíblia em si como livro.

O autor da Bíblia é o Espírito Santo de Deus, conforme está escrito em 2 Pedro 1.20-21: “Acima de tudo, lembrai-vos de que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”.

•A Bíblia foi escrito por homens, mas com inspiração de Deus através do Espírito Santo;
•A Bíblia é um livro profético!;
•O Espírito Santo é o autor da Bíblia!;
•O espaço de tempo que os livros foram escritos.

.::: A FINALIDADE :::.

A finalidade da Bíblia está descrita em 2 Tm. 3.16-17 que diz: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra”.

•A Bíblia é um manual para o homem;
A Bíblia tem como finalidade abençoar o homem;
É preciso estudá-la para que estejamos preparados (Salmos 1:1-2);
•Corrige, Ensina, Revela, Abençoa, Restaura, Cura e Salva.

.::: EM QUE MATERIAIS FORAM ESCRITAS :::.

Tábuas de pedra:  Inscrições ou textos eram entalhados em pedras ou rochas. Sua superfície mais lisa ou tosca poderia ser coberta com uma camada de emboço, antes de ser feita a inscrição, como acontecia no Egito e sobre altares de pedra. Tabletes de pedra eram utilizados para textos reais, comemorativos ou religiosos, ou ainda para cópias públicas de editos legais como, por exemplo, o Código de Hamurabi. Aparentemente mediam por volta de 45 cm de comprimento por 30 cm de largura e eram utilizados para registrar, por exemplo, os Dez Mandamentos  (Êxodo 24.12). A palavra Tábua provavelmente descreve a forma retangular e não o tipo de material utilizado.


Papiro:  É uma espécie de papel rudimentar, feito de folhas extraídas de uma planta originária do Rio Nilo, que tem o mesmo nome, e uma vez prensada servia como um tipo de papel. Mais tarde, esta técnica aprimorou-se e apareceram os rolos de papiro. Sua utilização não é mencionada diretamente no Antigo Testamento, embora seja comprovada sua utilização, desde o século XI a.C, na Fenícia, na Assíria e Babilônia desde o século VII a.C., e no Egito em todos os períodos. Entre os achados de 1947 nas cavernas de Qumram foram encontrados  papiros pertencentes ao século II a.C.


Pergaminho:  É empregado na forma de rolo desde o século XVII a.C. Era feito de couro de animal curtido até ficar bem macio e era deixado numa espécie de cal para que ficasse branco, servindo como papel. Media uns 7 metros de comprimento. Quando colados ou costurados, chegavam a medir até 20 metros. Peles de cabras e ovelhas podiam ser facilmente obtidas pelos israelitas e o uso que faziam desse material,  para cópias posteriores de textos bíblicos, comprova que já o usavam desde tempos remotos.


.::: AS DUAS GRANDES DIVISÕES :::.

A Bíblia é composta de 66 livros. As duas grandes divisões da Bíblia são o Antigo Testamento, composto por 39 livros, e o Novo Testamento, de 27 livros.
Não podemos entender porque existe a nação judaica sem o Velho Testamento. Nem podemos entender porque existe a Igreja sem o Novo Testamento.

•O Velho Testamento foi escrito e preservado pelos judeus por mais de um milênio antes dos tempos de Jesus.


•O Novo Testamento foi produzido pelos discípulos de Cristo, no decorrer dos primórdios da Igreja Primitiva, no primeiro século d.C.

.::: CAPÍTULOS E VERSÍCULOS DA BÍBLIA :::.

Originalmente a Bíblia não foi escrita com divisão que temos hoje, em capítulos e versículos, estas divisões ocorreram posteriormente.

Não existem divisões em capítulos e versículos nos manuscritos originais. Sthepen Langton, falecido em 1228, professor da Universidade de Paris e mais tarde arcebispo de Cantuária (Inglaterra), fez a divisão em capítulos. A divisão em versículos foi feita em 1551, por Robert Stephanus, um impressor de Paris. Segundo os números fornecidos por Willian Evans, a Bíblia contém:

•1.189 Capítulos e 31.173 Versículos, destes são
•929 Capítulos, 23.214 Versículos são no Antigo Testamento e;
•260 Capítulos, 7.959 Versículos são no Novo Testamento

.::: DIVISÕES DOS LIVROS :::.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário