sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

#BÍBLIA .parte 2

.::: ALGUMAS CURIOSIDADES DA BÍBLIA :::.

.::: QUMRAM :::.



QumranKhirbet Qumran, “ruína da mancha cinzenta”, é um sítio arqueológico localizado a uma milha da margem noroeste do Mar Morto, a 12 km de Jericó e a cerca de 22 quilômetros a leste de Jerusalém, em Israel. Situado na fissura do Mar Morto entre dois barrancos profundos, em uma área onde atividades tectônicas são freqüentes e a precipitação média anual é muito baixa. O meio ambiente atual é árduo e difícil para o cultivo; mas foi precisamente o clima árido e a inacessibilidade do local que contribuiu significativamente para preservação de estruturas e de materiais arqueológicos encontrados na região.


.::: LIVROS PERDIDOS DA BÍBLIA :::.

No Cânon do Antigo Testamento, temos 39 livros, mas, no próprio AT, temos o registro de mais 23 livros que estão desaparecidos. Todos os livros desaparecidos tratam de algum aspecto da história antiga e sagrada de Israel: guerras, os reinados de alguns reis e as histórias de certos profetas. Estes livros eram bastante antigos e foram escritos antes dos livros que os mencionam.

Esta lista foi fornecida por Miller e Huber:

1 – Livro das batalhas do Senhor – Números 21.14
2 – Livro do Justo – Josué 10.13; 2 Samuel 1.18
3 – História de Salomão – 1 Reis 11.41
4 – História dos Reis de Israel – 1 Reis 14.19 (e mais outras 14 referências)
5 – História dos Reis de Judá – 1 Reis 14.29 (e mais outras 17 referências)
6 – Livro dos Reis de Israel – 1 Crônicas 9.1; 2 Crônicas 20.34
7 – Crônicas do Profeta Samuel – 1 Crônicas 29.29
8 – Crônicas do Profeta Natã – 1 Crônicas 29.29
9 – Crônicas do Profeta Gade – 2 Crônicas 9.29
10 – História do Profeta Natã – 2 Crônicas 9.29
11 – Profecia de Aías, de Siló – 2 Crônicas 9.29
12 – Visões do Profeta Ido
13 – História do Profeta Semaías e História do Profeta Ido
14 – História do Profeta Ido
15 – História dos reis de Judá e de Israel
16 – História de Jeú, filho de Hanani
17 – Comentário sobre o livro dos Reis
18 – Atos de Uzias
19 – História dos Reis de Israel e de Judá
20 – Visão do Profeta Isaías
21 – História dos Reis de Israel
22 – História dos Profetas
23 – Livro dos Registros ou das Crônicas

.:::  A PRIMEIRA BÍBLIA IMPRESSA ( Johannes Gutenberg) :::.

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg ou apenas João Gutenberg, nasceu na cidade alemã de Mainz (Arcebispado de Mogúncia), filho mais novo de um rico comerciante chamado Friele Gensfleisch zur Laden.

O ano de nascimento de Gutenberg não é precisamente conhecido, mas provavelmente foi em torno de 1398, sua morte ocorreu em 03 de fevereiro de 1468, ele viveu aproximadamente 70 anos.
Desde jovem revelou uma forte inclinação pela leitura, lendo todos os livros que os pais possuíam em casa. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.

  

Ou seja, os livros antigamente eram escritos por Monges, alunos e escribas e cada exemplar demorava meses a ser preparado, sendo o seu preço elevadíssimo e inacessível para a maioria das pessoas, com essa nova técnica e a maquina que Gutenberg havia inventado na época, ele possibilitou a impressão dos livros, no caso a Bíblia.
Ficou acessível para um número maior de pessoas e hoje é o livro mais vendido no mundo, nos dias atuais só não tem uma Bíblia quem não quer mesmo). Foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de construir prédios, casas e arquiteturas gigantescas. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno. Gutenberg também trabalhou como joalheiro, onde dominou a arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por essa experiência os seus tipos eram excelentes, inclusive artisticamente. Em 1434, Gutenberg mudou-se para Estrasburgo na França onde viveu vários anos. Depois de regressar à Mogúncia, associou-se com um comerciante que o financiou para realizar a impressão da Bíblia.


.::: A BÍBLIA MAIS CARA DO MUNDO :::.

A bíblia mais cara do mundo. O livro sagrado para muitas religiões ainda não conseguiu por enquanto, vencer o recorde vai para o Codex Hammer (“Códice de Leicester”, em português), um manuscrito do inventor italiano Leonardo da Vinci leiloado por nada menos que 30,8 milhões em meados do ano de 1994. O proprietário milionário do Codex Hammer é o bilionário Bill Gates, dono de uma fortuna de 40,7 bilhões de dólares (R$80,4 bilhões).


A Bíblia produzida pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa. “A Bíblia de Gutenberg foi o primeiro livro impresso com tipos móveis, em 1455.
Bíblia de Gutenberg teve último exemplar a ser vendido, há cerca de quatro anos, custou 12 milhões de dólares“. A obra histórica, entretanto, não consta das listas oficiais dos livros mais caros por não ter sido vendida nas badaladas casas de leilão inglesas, como as famosas Christie’s e Sotheby’s.
É claro que isso nem de longe abala a importância desse livro pioneiro. A Bíblia de Gutenberg foi impressa em dois volumes, num total de 1282 páginas, teve 180 exemplares produzidos. Desse total, apenas 48 ainda existem atualmente, guardados em bibliotecas e universidades pelo mundo, ou em mansões de excêntricos milionários.

.::: LUTERO :::.

Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben,18 de fevereiro de 1546) foi um monge católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante.
Bíblia de Lutero é uma tradução alemã da Bíblia, produzida por Martinho Lutero, impressa pela primeira vez em 1534. Esta tradução é considerada como sendo em grande parte responsável pela evolução da moderna língua alemã. "A tarefa de traduzir a Bíblia, que ele assumiu, o absorveu até o final de sua vida." Em (1521 - 1522) Lutero começou a traduzir o Novo Testamento para o Alemão, a fim de torná-la mais acessível a todas as pessoas do "Sacro Império Romano-Germânico". Ele usou a segunda edição de Erasmo de Roterdão do Novo Testamento grego (1519). O grego texto de Erasmo viria a ser conhecido como Textus Receptus. Para ajudá-lo na tradução Lutero fez incursões nas cidades próximas e nos mercados para ouvir as pessoas falando. Ele queria garantir que sua tradução seria a mais próxima possível da linguagem contemporânea. A Bíblia Luther Foi publicada em setembro de 1522, seis meses após ele ter retornado a Wittenberg.

FILME: LUTERO (2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário